11/12/2007

Assimetria do pensamento.

A vaguear pelos blogs deparei-me aqui com este exercício engraçado:

1.Pegar no livro mais próximo
2. Abrirem-no na página 161
3. Procurem a 5ª frase completa
4. Coloquem a frase no blog
5. Não escolham a melhor frase nem o melhor livro (usem o mais próximo)
6. Passem o desafio a cinco pessoas

O livro mais próximo de mim é o "Os Media na Sociedade em Rede" de Gustavo Cardoso. Livro algo volumoso e, que, por obra do destino (ou não), tem muito mais que 161 páginas. Portanto cá vai a citação:

"A sociedade portuguesa era, antes de 1974, uma sociedade maioritariamente desinformada, no sentido em que a maior parte da sua população não possuia escolaridade acima do quarto ano."

Devo informar os leitores que a frase, por curiosidade, corresponde ao quinto parágrafo do livro, ou seja, parece que este autor aprecia parágrafos de uma só frase! Algo que eu ainda não me tinha apercebido.

PS: Vi também nestas deambulações na blogosfera o blog dos, já famosos, Gato Fedorento e tomei conta que estes senhores não justificam os textos do blog, confesso que é uma prática muito sui generis, na medida em que, na minha humilde opinião, o justificar de um texto o torna mais compacto e de fácil leitura. Com isto não quero dizer que eles são melhores ou piores por não usarem esta ferramenta, mas sim fazer apenas este apontamento. Continuo fã dos mesmos.

1 comentário:

querercoisasimpossiveis disse...

O livro mais próximo, só tem 119 páginas, sendo que as últimas três já são o índice. E agora?