17/07/2007

Saramago: Português Reformado ou Espanhol Reformista?

O "nosso" prémio Nobel para a Literatura veio à dias afirmar que pensa que Portugal irá um dia ser uma província de "nuestros hermanos". Caiu tudo sobre ele, eram os nacionalistas de um lado a exclamar patriotismo, eram os socialistas a afirmar senilidade, vulgo velhice e que digo eu meus caros bloguistas?

Eu digo que o senhor em questão foi o mais frio e racional possível e da forma como ele o disse só se pode extrair que ele quer apenas e somente o bem para a nação. Contudo esse bem tem um embate frontal e em cadeia com imensas rivalidades, tanto da parte dos portugueses como da parte dos espanhóis e é aqui que a questão toma contornos extremamente complicados, porque deixa de ser uma questão racional para passar a ser um gerar de emoções. É o crescer da raiva contra os espanhóis por se estarem a apoderar do que é nosso mais uma vez! E aqui não há volta a dar, está tudo contra esta união proposta.

Da minha parte não me fazia diferença, até via algumas vantagens, como o aumento do salário minimo, deixar de pagar a inconstitucionalidade que é o IVA sobre o Imposto Automóvel, enfim... uma série de outras coisas que nem sequer valem a pena mencionar. Acredito que chegarão mais facilmente os "EUE" (Estados Unidos da Europa) do que a Ibéria.

Sem comentários: